Balão intragástrico é um tratamento temporário para perder os quilinhos indesejados
Um estudo realizado com 6 mil mulheres australianas, entre 18 e 23 anos, mostrou evidências de que mulheres sem filhos adquirem alguns quilos a mais quando encontram um parceiro. O estudo apontou que ao longo de dez anos, o ganho de peso para uma mulher com peso médio de 64 kg foi de 9 kg se ela tivesse um bebê e um parceiro, 7 kg se ela tivesse um parceiro, mas não filhos, e apenas 5 kg se não tivesse filho nem parceiro.
Segundo a principal autora, Annet Dobson, professora de bioestética da Universidade de Queensland (Austrália), os fatores que levam ao aumento do peso podem ocorrer por mudanças fisiológicas. Além disso, a vida social com o parceiro também pode ser um outro ponto, já que quando um casal vai à um restaurante, por exemplo, o garçom serve a mesma quantidade para ambos.
Aqui no Brasil não é diferente, muitas mulheres solteiras, comprometidas, casadas ou mães também lutam contra a balança e para isso procuram fórmulas, lipoaspirações, cirurgias, dietas milagrosas de todos os tipos entre outras. “Há alternativas mais saudáveis e não invasivas, como por exemplo, a introdução do Balão Intragástrico que é um tratamento temporário para redução de peso, onde atua como um ‘bolo alimentar artificial’ para induzir a uma saciedade precoce” afirma Luiz Eduardo Campedelli, clÃnico-endoscopista do Hospital Albert Einstein.
Introduzido no estômago e retirado via endoscópica, o balão é feito de silicone e possui uma válvula lisa e um cateter de introdução. Ao chegar ao estômago, o balão é preenchido com um volume de 400 a 700 ml de solução salina e azul de metileno estéreis. Como o procedimento é endoscópico, não exige afastamento das atividades diárias.
“O tratamento é recomendado por no máximo seis meses, mas para que o resultado seja totalmente satisfatório, os hábitos alimentares e comportamentais devem mudar seguindo orientações de profissionais como nutricionistas, endocrinologistas e outros” alerta Campedelli. Para auxiliar o tratamento, existe uma ferramenta, o site www.levecomvoce.com.br. Esse canal online é exclusivo para pacientes e médicos, e ajuda a emagrecer no tempo certo e com saúde, fornecendo dicas de nutrição, bem-estar, atividade fÃsica e motivação.