esquisa “O Desempregado Brasileiro 2009†também indica que homens estão mais predispostos a trabalhar sem registro em carteira (CLT), como prestador de serviços.
A maioria dos desempregados brasileiros (68,1%) aceitaria trabalhar como prestador de serviços, sem registro em carteira. Essa constatação é da pesquisa “O Desempregado Brasileiro 2009â€, que foi realizada com 25.400 participantes em março e abril de 2009 pela Catho Online, maior classificados online de currÃculos e empregos da América do Sul. Além disso, a pesquisa também indica que os homens estão mais predispostos a aceitar um novo trabalho nessas condições do que mulheres: 72,9% contra 63,8%, apontando uma diferença de cerca de 9% entre os sexos. A idade também influencia nesta decisão, sendo que profissionais mais velhos aceitam mais facilmente trabalhar como prestador de serviços.
“Analisando estes dados, notamos que os profissionais têm preferido o retorno financeiro maior, porém em curto prazo, proporcionado pela condição de prestador de serviços. Percebemos também que os jovens se importam mais com o registro em carteira, até mesmo por experiência, porém, com a evolução da carreira, se sentem mais confortáveis em aceitar propostas como prestadores de serviçosâ€, explica Adriano José Meirinho, diretor de Marketing da Catho Online.
Sobre a pesquisa O Desempregado Brasileiro 2009
A pesquisa “O Desempregado Brasileiro 2009†da Catho Online está em sua terceira edição. Realizada entre os meses de março e abril de 2009, este ano foram pesquisados 25.400 participantes por meio de convite via e-mail e questionário respondido online. Na ocasião, explorou-se a vida e os costumes do desempregado brasileiro em 95 questões.
Por meio da pesquisa é possÃvel conhecer o desempregado brasileiro, o motivo de seu desemprego e suas atitudes para retornar ao mercado de trabalho. O material também propõe mostrar as ferramentas mais úteis para conseguir um novo emprego.
Visando melhor entender o profissional que está fora do mercado de trabalho, esta pesquisa surgiu em 2003, como uma iniciativa pioneira da Catho Online. Sua segunda edição foi realizada em 2005.