O professor Antonio Argandoña, do IESE Business School, ocupou o terceiro lugar na lista dos autores mais prolÃficos sobre a questão da Ética Empresarial, de acordo com uma pesquisa da publicação Journal of Business Ethics. Outro professor de Ética Empresarial do IESE, Domènec Melé, ficou em 15º lugar.
O estudo analisou o papel de autores e universidades em pesquisas sobre o assunto em um perÃodo de dez anos, entre 1999 e 2008. A Universidade de Navarra, à qual pertence o IESE, ficou em sexto lugar na produção por universidades.
O trabalho chama a atenção para o fato de 43 das 100 instituições que fazem parte no ranking estarem fora dos Estados Unidos. Isso sugere que a Ética Empresarial se transformou nos últimos anos em uma preocupação global, encontrada em todas as partes do mundo. Os acadêmicos citados pelo Journal pertencem a 67 nacionalidades.
Os autores, Kam C. Chan, Hung-Gay Fung e Jot Yau, sublinham que a expansão das pesquisas sobre Ética Empresarial ocorre em um momento em que elas são muito necessárias, uma vez que a crise econômica vem levantando sérias dúvidas sobre a ética de algumas práticas empresariais.
O texto do artigo do Journal of Business Ethics está em:
http://www.springerlink.com/content/r87608x11802m124/
Um vÃdeo sobre o profesor Argandoña está em:
http://www.iese.edu/Aplicaciones/News/videos/index.asp?id=2198&lan=es