Criatividade Ridícula – O novo bem para organizações

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Foi-se o tempo onde vários anos como empregado em uma mesma organização, era sinônimo de estabilidade. Havia planos de carreira para mais de 20 anos, e encontravam-se pais, filhos, primos e amigos todos no mesmo ambiente profissional. Era diferencial para um candidato a uma vaga, conhecer alguém que trabalhasse na organização.

Hoje os princípios mudaram radicalmente. Já não vale anos de casa, ou ter pais amigos íntimos de presidentes de grandes organizações. Hoje estamos na era do conhecimento, dos bens intangíveis.

Tangível é algo palpável, que podemos tocar e ver. Intangível é aquilo que não conseguimos ver nem tocar, mas podemos sentir. Intangível é nosso conhecimento, é o que as organizações precisam e admiram.

Nosso mercado de trabalho está saturado, há diversos analistas, supervisores, coordenadores e gerentes, mas o que diferencia os profissionais de sucesso e aqueles que caminham com passos lentos? É o conhecimento e a capacidade de ter idéias atrás de idéias para contornar problemas, com soluções criativas e inovadoras.

Já perceberam como as crianças são mais criativas que os adultos? As crianças não sentem vergonha de dizer o que pensam e isto que as tornam mais criativas. Se te perguntassem pra que serve um livro, certamente você responderia que serve para ler, para agregar conhecimento. Uma criança poderia responder que serve para pegar pó na estante, para pintar, para colocar fogo, e por aí vai.

Quantos de nós ficamos reprimidos em expor nossas idéias aos nossos superiores, com receio de cairmos no ridículo?

A concorrência entre empresas está cada vez mais elevada, produtos criados e inovados a cada dia e às vezes idéias ridículas ? ou inteligentes demais, fazem empresas aumentar grandes cifras em seu faturamento.

Sei do um caso de uma empresa de pasta de dentes, que precisava aumentar faturamento. Fizeram um concurso interno e quem ganhou foi um profissional do chão de fábrica. O problema apresentado pela organização era: Como iremos aumentar nosso faturamento? A idéia do profissional foi de aumentar o diâmetro do dispensador da pasta de dentes, pois quando o cliente iria colocar na escova de dentes, iria sair mais pasta pelo dispensador.
Idéia ridícula? Acredito que inteligente demais!

É hora de não termos medo de apresentar nossas idéias que julgamos ridículas, pois as grandes organizações precisam de nosso lado intangível e do nosso lado criança de ser, ou seja, sem vergonha de dizer o que pensa.

 
Adriano Meirinho located at , Brasil, São Paulo . Reviewed by leitores rated: 1 / 5
0 Flares LinkedIn 0 Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Buffer 0 Filament.io 0 Flares ×