PUBLICIDADE, PROPAGANDA E MERCHANDISING

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Alguns conceitos que vejo que diariamente são usados de maneira errada: Publicidade, Propaganda e Merchandising.

Como profissional de marketing, sou extremamente chato em alguns conceitos e sou intolerante com profissionais do meio utilizando os termos de maneira errada.

Publicidade – é gratuita! Ninguém investe dinheiro em publicidade. Publicidade não tem ônus. Uma matéria jornalista, que fala sobre determinada empresa, é publicidade.

Propaganda – esta sim é paga. O correto é dizer investimento em Propaganda, e não na bendita acima. Existem mais de 40 tipos de propaganda, entre elas: persuasiva, política, esportiva, social, institucional, subliminar, ecológica, eleitoral, ideológica, governamental, corporativa, religiosa, de serviços, de varejo, comparativa, promoção, informativa, proteção, corretiva, produto, repetição, de lembrança, cooperativa, intuitiva, web, pedagógica, televisiva, comportamental, marca e por aí vai…

Merchandising – é experimentação do produto no ponto de venda. Não se faz merchandising em televisão, como aqueles programas, que a apresentadora fala: “AGORA VAMOS PARA O MERCHAN”… Além de usarem o conceito de maneira errada, com uma abreviação escabrosa, fogem total do conceito.

Tem um outro conceito que acho infame: logomarca. Não existe logomarca, mas sim LOGOTIPO. Logomarca é uma maneira ?abrasileirada? de tratar logotipo. Logotipo é uma coisa e marca é outra. Há aqueles que defendam o termo logomarca ? até os nossos dicionários ? porém, quem não erra?

 
Adriano Meirinho located at , Brasil, São Paulo . Reviewed by leitores rated: 1 / 5
0 Flares LinkedIn 0 Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Buffer 0 Filament.io 0 Flares ×